terça-feira, 7 de dezembro de 2010

NA ROTA DA HISTÓRIA: O CÍRIO DE NOSSA SENHORA DO Ó

Em todo o Estado do Pará, o Círio é uma procissão católica que ultrapassa os limites da religião, mesclando o sentimento da Fé com inúmeras manifestações festivas e profanas, o que faz do evento, além de comemoração pré-natalina, uma tradição que engloba folclore, comércio e confraternização de familiares e amigos. Em qualquer município ou pequena localidade do Estado onde se promove a procissão, pode-se observar que ela, em menor escala, reproduz o magnífico Círio de Nazaré, o qual atrai milhões de romeiros a Belém do Pará. Pela magnitude da festa que envolve toda uma comunidade, dizem que o “Círio é o Natal dos paraenses”. E assim o é, principalmente na ilha do Mosqueiro, pois aqui festejamos, no segundo domingo de dezembro, Nossa Senhora do Ó, a Imaculada Conceição na expectativa do nascimento de Jesus, o Messias.

clip_image002

Círio do Mosqueiro em 1943 (Foto: Família Mathias)

A partir da década de 1920, teve início a Procissão do Círio na ilha do Mosqueiro, quando todos os fiéis conduziam compridas velas (círios) acesas e os romeiros pagavam suas promessas carregando oferendas como canoas em miniatura, boias de pesca, enormes pedras sobre a cabeça e peças do corpo humano em cera. Os pescadores, geralmente molhados, puxavam a corda atrelada à Berlinda, como pagamento de promessas por terem sido salvos de algum naufrágio. Os demais carros do cortejo eram movidos por tração animal.

Naquela época, a Imagem conduzida na Berlinda era a de Nossa Senhora de Nazaré e o Círio, a partir de 1929, acontecia no 2º domingo de novembro, por determinação de D. João Irineu Joffily. A Trasladação da Imagem seguia, no sábado à noite, até a Casa-sítio dos Irmãos Maristas, na estrada da Praia Grande, às proximidades da Travessa Coronel Motta, de onde, no domingo, saía a Procissão do Círio para a Igreja Matriz, sempre acompanhada por banda de música, cujos integrantes eram mosqueirenses.

clip_image004

O Carro dos Anjos (INF. DO MOSQUEIRO 93).

Na década de 1950, o trajeto do Círio foi ampliado para a Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado, ocorrendo também, naquele momento, a substituição da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pela de Nossa Senhora do Ó, padroeira da ilha do Mosqueiro, ressaltando a antiga devoção local. O Círio passou a ser realizado no 2º domingo de dezembro e, no dia 18, que é dedicado à Santa, ocorre a Procissão de Nossa Senhora do Ó.

(FONTES: O. Chagas, Marco Antônio“Informativo do Mosqueiro”, DEZ/1993;

Meira Filho, Augusto. “Mosqueiro Ilhas e Vilas”- ED. GRAFISA, 1978, pp 403 e 404).

clip_image006

A Chegada do Círio em 1982 (INF. DO MOSQUEIRO 93).

O CÍRIO

Corres ao teu oceano de amor

procissão de esperança

rio de desejos, estuário de fé.

Corro junto, feito gota de emoção

nesse mar de almas

rumo ao destino: DEUS.

Círio de Nossa Senhora do Ó, a fé

renova a ilha

transborda os rios na maior

jusante.

de carinho e devoção.

Aqui pequenino, apertado

chora meu coração

entre a tristeza e a alegria

de te ver passar arrastando

estes milhares de personagens,

minha mana, da verdadeira e

divina

comédia humana.

Carlos Ribeiro (Carlão) – 1993.

clip_image008

Círio do Mosqueiro de 1977 na rampa do Trapiche (Fam. Mathias).

Participe do Círio de Nossa Senhora do Ó (ilha do Mosqueiro), no próximo dia 12 de dezembro.

Um comentário:

  1. Claudionor, na minha opinião a igreja da primeira foto não fica em Mosqueiro. Fica melhor a imagem da Igreja Matriz.

    ResponderExcluir