sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

NA ROTA DA HISTÓRIA: A CAPELA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

No dia 17 de dezembro de 2010, a capela da pracinha do Chapéu Virado completa cento e um anos de existência como um templo singelo, porém altamente significativo para a cristandade católica da ilha do Mosqueiro. Surgiu como pagamento de promessa feita por um dos inúmeros apaixonados pelo aprazível recanto do Distrito; tornou-se, a partir da década de 50, o local de saída do Círio de Nossa Senhora do Ó e teve a honra de ser a primeira igreja a receber a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré em sua primeira visita à ilha, no mês de dezembro de 1965. Para comprovarmos os detalhes da inauguração da Capela do Sagrado Coração de Jesus, recorremos à pesquisa realizada pelo historiador Augusto Meira Filho, inserida em seu livro “Mosqueiro Ilhas e Vilas”:

image

1ª Visita da Imagem Peregrina (FOTO: MEIRA FILHO, 1965).

“Numa notícia publicada, a “Folha do Norte” de 17-12-1909 assim se expressa:

“Inauguração – No Chapéo-Virado será, pela manhã de hoje, inaugurado o novo templo, que ali foi mandado construir pelo Sr. Guilherme de Miranda, honrado comerciante de nossa praça. Para aquela localidade seguiram, ontem, às 15 horas, no vapor “Cearense”, o Arcebispo Don Santino Coutinho, que é o celebrante do ato e sua comitiva.”

image

Capela do Sagrado Coração de Jesus (FOTO: Regina, 1978).

Para ilustrar esta inauguração festiva e histórica, registrando-a para a posteridade, foi lavrada uma Ata, cuja cópia do texto original nos foi gentilmente oferecida por D. Alberto Gaudêncio Ramos, nosso (atual) e eminente Arcebispo Metropolitano de Belém. Eis o documento precioso:

“Ata da Bênção da Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Chapeo-Virado, em 17 de Dezembro de 1909 – Ano reparatae salutis, millesimo nogesimo nono, die décima septima decembris, Petri sedem feliciter occupante SS. D. N. PIO divina providentia Papa X, et archiepiscopalem Belemensem de Pará, Santino Maria da Silva Coutinho sacellum, in honorem Sanctissimi Cordis Jesu, munificentia Gulielmi Augusti de Miranda, in perpetuam memoriam bratiae recuperatae sanitatis, in insula Mosqueiro, ad litus vulgo Chapeo Virado, e fundamentis erectum et sacra supellectili donatum, idem Ilustrissimus ac Reverendissimus Dominus Archiepiscopus Belemensis, magni populi concursu, ominunque plausu solemniter benedixit et cultui publico deputavit, in quorum fidem acta sunt hac, sigilloque Archiepicopalis Curiae munita per me infrascriptum Secretarium.

(a) + Santinus, Archie.pus Belemen.

M. Argemirus M. Patoja, Secretarius

Sac Aloysius Verella

Guilh. Augusto de Miranda

Samuel Mac-Dowell

Frei Angelo de Vinhola, cap. nho

Adolpho Meliheu Lima

Da Cunha Freire

Abel de Gouvêa de Miranda

image

Capela do Sagrado Coração de Jesus (FOTO: Rogério, 2010).

A ata – documento histórico – apresentada em seu texto latino, assim se traduz para o nosso idioma:

“No ano da Salvação Mil Novecentos e Nove, dia 17 de Dezembro, estando a sua cátedra de Pedro felizmente ocupada por S. S. Pio X, Papa por divina Providência, da arquiepiscopal de Belém do Pará por Don Santino Maria da Silva Coutinho, a capela em honra do Sagrado Coração de Jesus, erguida desde os alicerces pela munificência de Guilherme Augusto de Miranda, em perpétua memória da graça de haver recuperado a saúde, na Ilha do Mosqueiro, na margem vulgarmente chamada de Chapéu-Virado, e dotada das sagradas alfaias, o mesmo Ilustríssimo e Reverendíssimo Senhor Arcebispo de Belém, na presença de grande concurso de povo e com o aplauso de todos, benzeu solenemente e abriu ao culto público. Em Memória do que foi lavrada a presente Ata, munida com o timbre da Cúria Arquiepiscopal, e por mim Secretário, subscrita.”

No mesmo livro em que foi lavrada a ata, está o atestado de que frei Angelo de Vinhola, capuchinho (Vignola) erigiu na mesma capela a Via-Sacra.”

(Meira Filho, Augusto. “Mosqueiro Ilhas e Vilas”- ED. GRAFISA, 1978, pp 94, 95, 96 e 97)

Um comentário: