sábado, 11 de setembro de 2010

CURIOSIDADES: Varinhas da lembrança

Autor: Inocêncio Gorayeb

Houve um tempo, até a década de 70, de um costume simbólico característico e único do verão de julho na Ilha do Mosqueiro, Belém, PA. Algumas coisas são inesquecíveis como as viagens no navio Presidente Vargas, as festas no Praia Bar e Netuno, e o glamour dos hotéis do Russo e do Farol. Marcantes eram as viagens no navio Presidente Vargas e o diário e triunfal desembarque na ilha, onde logo os vendedores locais ofereciam grandes broas, beijo-de-moça e varinhas decoradas, que também podiam ser compradas no mercado. O charme obrigatório eram as moças e rapazes portarem as varinhas nos passeios vespertinos na praça da vila, este era o costume. As decorações eram feitas com traços artísticos também marajoaras, no contraste entre as partes da casca removida. Tinham registrado o ano e, às vezes, nomes e mensagens entre os namorados. As varas eram retiradas das plantas Capitiu (família Monimiaceae, espécie Siparuna guianensis Aubl.) e Taquari (família Euphorbiaceae, espécie Mabea angustifólia Spruce ex Beuth). Eram guardadas como lembrança daquele verão e serviam como artesanato para os turistas. Seria bom que este comportamento cultural não fosse perdido e voltasse a ser oferecido pelos artesãos.

clip_image002clip_image004

Foto: Inocêncio Gorayeb. Foto: Inocêncio Gorayeb.

(Fonte: Gorayeb, I. S. 2008. Amazônia. Jornal O Liberal, 2008.)

MOSQUEIRANDO: Fomos encontrar as varinhas da lembrança mencionadas por Inocêncio Gorayeb no povoado de Caruaru, interior da ilha do Mosqueiro. Elas ainda existem e podem ser adquiridas pelos turistas. São lembranças marcantes, assim como a presença, no local, da atriz Dira Paes, durante a gravação das cenas do curta-metragem “Matinta”, no ano passado.

clip_image006

Foto: Wanzeller.

clip_image008

Foto: Clayton Souza.

Um comentário:

  1. Adorei o tema da postagem, Claudionor. Conheci ligeiramente o Inocêncio Gorayeb quando participava de um movimento jovem, ali no bairro de Nazaré; ele era ainda um jovem estudante na UFPA. Sem dúvida alguma, a seriedade e pertinência do apelo que ele faz merece o nosso destaque. Compartilharei as informações sobre "as varinhas dalembrança" com os que leem a minha página no Facebook. Aproveito para agradecer a sua habitual gentileza para com as minhas postagens no Na Mira do Leitor. Receba o meu abraço e a torcida para que o verão2013 em Mosqueiro esteja muito agradável, prezado conterrâneo.

    ResponderExcluir