terça-feira, 11 de maio de 2010

CANTANDO A ILHA: MINHA ILHA ENCANTADA!

CANTANDO A ILHA

MINHA ILHA ENCANTADA!

(AUTOR: AUGUSTO MEIRA FILHO – Mosqueiro – Diamante, 3/11/1.966)

Depois que ela morrer

talvez não morra!

Sob sol ardente

uma flor despertará para a vida!

De madrugadas frias

novas manhãs tristes surgirão

e de alegrias incandescentes

tardes narcotizadas

nascerão com as maresias!

clip_image002

Ondas de rio

deixarão queixumes brancos sobre a areia

de espumas embebida. Pássaros antigos

velhos cânticos entoarão

descendo no remanso!

A mata será rude

rudes os homens como barrancos de argila!

Longe, a aldeia

lembrará paisagem agreste quase sem sentidos!

Sei quando as sombras de árvores amigas

e este curvo céu azul

refletirão

o enlevo de meu sonho findo!

Nascerá talvez um mundo morto!

Certo virá saudade nessa doce aragem

fixar na terra selvagem

seu único alimento

o firmamento:

lágrimas?

lamento?

talvez pranto

que o coração do artista vai partindo!

clip_image004

 

JANELAS DO TEMPO

DONA MAROCA E O SANTO

Era uma esplêndida manhã de maio. Sol forte, nuvens branquinhas ao sabor do vento, céu azulado, maré vazante e um barco grande todo enfeitado de bandeirinhas multicoloridas e apinhado de alegres romeiros, cruzando a baía em busca do Marajó.

Comandando os peregrinos fluviais, sorridente e feliz, ali estava Maria Benedita SoaresMaroca Soares para os conhecidos – e, sobre o toldo negro, em um andor ornamentado com flores de papel crepom, a imagem de Santo Antônio, trazida de Lisboa pelos bisavós da devota.

Para Dona Maroca tornara-se uma tradição festejar o Padroeiro dos Namorados e, já no mês de maio, atravessava do Mosqueiro, sempre acompanhada de muitos fiéis, com o fim de angariar donativos para a grande festa junina.

No outro lado da baía, a imagem era aguardada com ansiedade pelos marajoaras, principalmente na fazenda de Dona Benedita, devota do Santo e sempre escolhida como Juíza da Festa.

Na chegada, o Juiz da Banda autorizava o folguedo e todos tocavam e cantavam animando a folia marcada pelo foguetório, que anunciava ao longe a presença de Santo Antônio.

Dona Benedita, uma das maiores proprietárias da região, preparava sua fazenda todos os anos, para receber o Santo de sua devoção e hospedar os romeiros, os quais eram homenageados com um lauto churrasco, pois a fazendeira em pessoa escolhia um boi bem gordo no rebanho de muitas cabeças.

Por vários dias, aconteciam festas e ladainhas e os romeiros percorriam diversos pontos da ilha, tirando donativos e recolhendo muitos animais para a festividade.

Já no Mosqueiro, na véspera e no dia do Santo, com o apoio do Juiz dos Namorados, todos bebiam e comiam de graça e rezavam e cantavam e dançavam e participavam das brincadeiras da época. Enfim, divertiam-se com fé, fazendo inúmeras promessas ao Santo Casamenteiro, na procura do par ideal.

No terreiro, o barracão, após a invariável ladainha, era só alegrias e o pau-e-corda, substituindo vez ou outra os acordes da banda e da sanfona sertaneja, animava velhos e moços no ritmo do carimbó. Enquanto os homens saboreavam o aluá de milho fermentado em potes de barro ou a aguardente azulada vinda de Abaeté, a criançada e as comadres fartavam-se de mingau de milho ou chocolate quente com ovo, acompanhamento indispensável aos duros mas deliciosos biscoitos da padaria do Mundiquinho Bastos, participante assíduo da festa.

À meia-noite, moças esfaqueavam bananeiras procurando, nas lâminas virgens, a inscrição dos nomes de seus príncipes caboclos ou rezavam aos pés do Santo a “prece das treze moedas”, fórmula infalível para arranjar marido. Outros “passavam a fogueira” assumindo compromissos eternos.

Também marcante era o Dia da Varrição após a festa. Para esse momento especial, Dona Maroca preparava sua tradicional camisola branca e três anáguas em crochê, tecidas por ela mesma. Enquanto os devotos tocavam e cantavam, os “mordomos” varriam o barracão e colocavam sobre a saia de Dona Maroca todo o lixo recolhido, o qual seria queimado na fogueira. Logo após, Dona Maroca pegava a imagem, dava três voltas sobre a fogueira e, então, a reconduzia para o altar. Todos beijavam as fitas em sinal de despedida, rogando ao glorioso Santo Antônio que lhes desse vida e saúde por mais um ano.

Dona Maroca faleceu em 1.939 – e lá se vão tantos anos – mas aquela imagem ainda existe. E a tradição de festejar o Santo continua bem viva na ilha do Mosqueiro.

É sempre emocionante a viagem de barco entre as ilhas do Mosqueiro e do Marajó.

ATRAVESSANDO A BAÍA EM BUSCA DO MARAJÓ:

clip_image002[4]

clip_image004[4]

clip_image006

clip_image008

PASSANDO PELA C’ROA GRANDE:

clip_image010

NO RIO URUBUQUARA:

clip_image012

clip_image014

clip_image016

clip_image018

clip_image020

clip_image022

clip_image024

NO ARANAÍ:

clip_image026

clip_image028

clip_image030

clip_image032

NO PORTO DE CAMARÁ:

clip_image034

clip_image036

clip_image038

NA CIDADE DE SOURE:

clip_image040

clip_image042

NA PRAIA DO PESQUEIRO (SOURE-MARAJÓ):

clip_image044

clip_image046

clip_image048

clip_image050

3 comentários:

  1. ola professor o seu blog sobre o nosso mosqueiro esta nota 1000.

    ResponderExcluir
  2. essas fotos de atravessando a baia em busca do marajo estão legais, um abraço do christopher

    ResponderExcluir
  3. Hei titio, depois de ver essas fotos do Marajó eu já quero ir lá adorei.

    ResponderExcluir