sexta-feira, 16 de abril de 2010

NA ROTA DA HISTÓRIA: O TRAPICHE DA VILA

NA ROTA DA HISTÓRIA
O TRAPICHE DA VILA
De suma importância, quando a ilha era ligada a Belém exclusivamente por via fluvial, o Trapiche da Vila do Mosqueiro data do século XIX, antes mesmo de o “Gaivota”, primeiro barco a vapor da linha regular, fazer o transporte de passageiros. Sabe-se, por exemplo, que, em 1891, acontecia uma demorada reforma do velho trapiche, conforme notícia publicada em edição do jornal da época “O Democrata”.
Aliás, quando europeus e americanos, no final daquele século, descobriram a ilha como balneário aprazível, recanto e encanto para o repouso de fim-de-semana, as viagens eram feitas em pequenos barcos. Belenenses bem aquinhoados e comerciantes portugueses, libaneses e hebraicos aprovaram a ideia e acabaram construindo imponentes casarões na orla praiana, onde surgiriam trapiches particulares, marcando alguns um lugar na história, como o da família de Arthur Pires Teixeira (Porto Arthur, hoje nome da praia) e o da família de José Franco (Porto Franco, que passou a designar a vivenda localizada na praia do Chapéu Virado).
Certo é que, no dia 06 de setembro de 1908, inaugurava-se um novo trapiche em armação de ferro e pista de madeira, tendo na extremidade uma coberta em estilo arquitetônico francês. Posteriormente, outras reformas ocorreram, mas o projeto de um ancoradouro em cimento armado não saiu do papel, restando algumas pilastras tubulares abandonadas à ação implacável do tempo.
image
O Trapiche da Vila em 1908 (Fonte: A.Meira Filho
image
O Trapiche da Vila no início do século XX (Fonte: Família Mathias)
Por décadas, nesse primeiro portal da ilha-paraíso, atracaram navios muitas vezes apinhados de gente ávida por gozar as delícias de uma terra ainda selvagem e misteriosa. Assim, além do “Gaivota”, aportaram “Mosqueiro” e “Soure” (navios de uma empresa de alemães, em 1915), o “Valparaíso”(da firma do Sr. Alberto Engelhard), o “Almirante Alexandrino” (navio da empresa Port of Pará, o qual foi pilotado pelo Comandante Ernesto Dias, famoso por suas manobras precisas e seguras) e o saudoso “Presidente Vargas” (navio fabricado na Holanda, especialmente para a linha Belém-Mosqueiro, sempre pilotado pelo Comandante Hosana Pacheco; viajou de 1958 a 1972, quando inexplicavelmente afundou em frente à cidade de Soure, no Marajó).
image
O famoso vapor “Almirante Alexandrino” (Fonte: A. Meira Filho)
image
O saudoso navio “Presidente Vargas”, o cisne branco do rio Pará (Fonte: A. Meira Filho)
Naquele tempo, era moda esperar a chegada do navio, o que geralmente acontecia às seis da tarde, e receber os passageiros ruidosamente, com palmas, assovios, gritaria e vaias estrondosas. O interessante é que muitos vaiavam sem saber exatamente o porquê. O importante era seguir quem começou. Ai do primeiro passageiro que, ao subir a rampa, pisasse no marco de forma redonda, ali localizado e encoberto, hoje, pelo asfalto! Xingamentos não faltavam para o desavisado. Não sei o significado do tal marco, mas, segundo dizem, representa o ponto da maior maré que já atingiu a ilha. E a rampa do trapiche era, na época, o ponto obrigatório para a moçada e, enquanto aguardavam o navio, alguns paqueravam e outros jogavam futebol nas areias da praia (o “beach soccer” não foi novidade por aqui).
image
“Chatinha” dos SNAPP que fez várias viagens para a ilha (Fonte: A. Meira Filho).
image
Navio “Lobo d’Almada”, navio substituto do “Presidente Vargas” (Fonte: A. M. Filho)
Após o navio atracar, tudo era animação e muito colorido, no vai-e-vem dos carregadores de bagagens e seus carrinhos-de-mão identificados com chapas numeradas; no corre-corre dos passageiros buscando os melhores lugares nos autolotações; na disputa do inigualável tacacá da Dona Raimundona, senhora gorda e muito simpática; na movimentação das bonitas garotas e senhoras ostentando roupas da moda, chapéus de palha, tamancos (que, na Vila, eram produzidos pelo Seu Cesário e pelo Espanha) e varetas bordadas; na música gostosa do Rauland-Mansour tocada no Praia-Bar, convidando à dança e ao bate-papo com os amigos, sempre regado à cerveja bem geladinha; e até mesmo na repressão da polícia aos jogadores de “beach soccer” que, sorrateiramente, se posicionavam sob o trapiche para espiar, através das frestas, as calcinhas (ou seriam calções?) das mulheres. Enfim, era um caos festivo e gostoso: recepção calorosa nos risos, sorrisos, apertos de mão e abraços efusivos; bagagens que se avolumavam aos montes causando tropeços; mães visivelmente preocupadas com os filhos menores, pássaros antes cativos e agora soltos no meio da multidão; pregões aos berros dos vendedores de jornais, paçoca de gergelim, pirulitos embandeirados e sorvetes de raspa-raspa. Mas a festa acabou.
Depois do “Presidente Vargas”, o cisne branco das águas do rio Pará, que desapareceu tragicamente como o seu patrono, e anos de paralisação, a linha fluvial ressurgiu no governo do prefeito Hélio Gueiros e foi novamente desativada no segundo mandato do prefeito Edimilson Rodrigues, com a alegação de prejuízo financeiro. O prefeito Duciomar Costa até que tentou resgatar essa tradição da ilha, reativando a linha e inaugurando o barco de classe turística “Antônio Lemos”, com capacidade para 400 passageiros. Hoje, entretanto, povo e turistas continuam “a ver navios” passando ao largo. É bom lembrar que, mesmo no tempo dos réis e dos tostões, a navegação para o Mosqueiro sempre foi subsidiada. O Centenário Trapiche da Vila, no decorrer dos anos, diminuiu de tamanho e mudou de linha (agora faz curva). No entanto, para sua conservação, necessita sempre do bom senso do povo e da atenção das autoridades, por ser um patrimônio histórico da mais alta relevância.
image
O Trapiche Centenário. Ao fundo, Tatuoca e Cotijuba (Foto: Gerlei Agrassar).
image
O primeiro portal da ilha-paraíso (Foto: C. S. Wanzeller)
 















14 comentários:

  1. devemos cuidar do nosso patrimônio

    ResponderExcluir
  2. o Brasil é um pais sem memória, e o Pará não poderia fugir a regra. INFELIZMENTE. Sou paraense e me envergonho por tanto descaso.

    ResponderExcluir
  3. na verdade depois da gestao do prefeito edmilsonrodrigues a ilha de mosqueiro esta abandonada a nossa frente de mosqueiro esta tudo no escuro turista aqui nem pensar tudo acabou graças as ma gestoes de politico corupotos que fizeram que a nossa historia de vida fosse destruida e extinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta o que deu no esgoto que nunca funcionou.Na gestão dele acabou a linha.

      Excluir
  4. nossa ilha merece muito mais que isso, espero que melhore

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS!!! Texto preciso, conteúdo histórico muito rico e fotos admiráveis, porém, que pena(!!!) que eu não tenha conta de "e-mail"! Se tivesse lhe enviaria as duas fotos, cujas legendas estão abaixo, mas aqui não se pode anexar as fotos.

    O meu arquivo, que inclui as duas fotos, tem o título: "O 'Breguet 118'”.


    Foto 1: O “Breguet 118”, pilotado por Paul Vachet, vindo de São Luís do Maranhão, fazendo a aproximação para o pouso na praia do “Chapéu Virado”, na ilha do Mosqueiro, distrito da cidade de Belém, Pará, Brasil. Fotografado em 13 de outubro de 1.927, exatamente às 10:27 horas daquele dia. (Acervo da família Beltrão Guimarães)

    Foto 2: O avião “Breguet 118”, pilotado por Paul Vachet, após o pouso na praia do “Chapéu Virado”, na ilha do Mosqueiro, distrito da cidade de Belém, Pará, Brasil. Fotografado às 14:05 horas do dia em 13 de outubro de 1.927. Vendo-se habitantes do lugar observando o trabalho de recuperação do motor para posterior decolagem, possivelmente para Belém.

    Um fraterno abraço,

    Ademir Guimarães

    ResponderExcluir
  6. infelizmente alguns comentarios nao condizem com a verdade, fiz essa viagem para Mosqueiro até pelo saudoso Presidente Vargas, e a última viagem foi na administraçao Edmilson Rodrigues, depois dele acabou esse belo passeio, além de muitas outras coisas que traziam o bem estar da populaçao mosqueirense, como Familia Saudavel e tambem o orçamento participativo, que foi fundamental para a construção da bela orla da ilha, hoje totalmente abandonado, e com certeza vamos estar no ostracismo por pelo menos quatro anos, pobre povo da bela ilha.

    ResponderExcluir
  7. Pedro Melo, você bebe? Quando o Edmilson foi prefeito, o Presidente Vargas já tinha trinta anos de afundado, você viajou foi numa chaleira velha que colocaram na linha e chamaram de navio. Vá se informar, e pare de beber!

    ResponderExcluir
  8. Eu quero saber a historia do presidente Vargas que fala ai.alguem sabe?

    ResponderExcluir
  9. Meu pai Manoel de Brito Lourenço ia muito para o mosqueiro no presidente vargas; os filhos iam espera lo e era aplausos assobios. Era animado. Tempos bons dormiamos de janela aberta perto do Bar do Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Meu pai Manoel de Brito Lourenço ia muito para o mosqueiro no presidente vargas; os filhos iam espera lo e era aplausos assobios. Era animado. Tempos bons dormiamos de janela aberta perto do Bar do Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Alguém tem algum registro do navio MAZAGÃO da extinta empresa de navegação RODOMAR que fez a linha Belém mosqueiro nos tempos do HÉLIO Gueiros

    ResponderExcluir
  12. Alguém tem algum registro do navio MAZAGÃO da extinta empresa de navegação RODOMAR que fez a linha Belém mosqueiro nos tempos do HÉLIO Gueiros

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de informações sobre: Década de 1940, qual navio fazia a rota Belém Mosqueiro e nome do comandante e tripulação, se possível.

    ResponderExcluir